O PATIFÚNDIO!  

Posted by André Ferrer


“O Patifúndio!” é uma revista de cultura lusófona. Com a internet (e quem sabe com os acordos!), as várias literaturas em Língua Portuguesa podem virar uma só: a Literatura Lusófona. Sempre que puder, publicarei algo respeito deste que é um assunto fascinante para mim. Se no Brasil centenas de escritores anônimos criam isoladamente várias literaturas ignoradas pelo sistema, o que dizer de todos esses países mundo afora? Começo por um artigo do angolano Francisco Macongo (foto), mestrando em Psicopedagogia na UNIFIEO, em Osasco, São Paulo. Em “Primórdios da Literatura Angolana”, Macongo fala do papel das palavras na construção (ou reconstrução) de um país espoliado pelo processo colonialista e que enfrentou uma árdua guerra civil. - por ANDRÉ FERRER, outubro de 2009.

Primórdios da Literatura Angolana

Foi justamente por meio da palavra que a realidade angolana começou a ser redesenhada

A Literatura é entendida como a arte de criar e recriar textos; de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época e ainda, como a carreira das letras pois, do latim “litterae” significa “letras”.

Neste artigo, apresentamos a literatura, como sendo o retrato da atividade humana, gerada pelas manifestações sócio-culturais de uma população em um determinado tempo e espaço social, através da utilização da linguagem, da língua e da escrita para fins não somente de comunicação, mas também estéticos, culturais e sobretudo, para a transmissão e conservação do legado cultural... LEIA MAIS!

This entry was posted on sábado at 09:24 . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 OPINIÕES DE LEITORES

Postar um comentário