FILOSOFIA  

Posted by André Ferrer


É possível amar a Filosofia, ler e escrever a respeito de Sartre e Heidegger, e conservar intacta uma ardorosa fé católica? Eu confesso que não devoro os existencialistas com a mesma voracidade hoje em dia (especialmente Sartre, o meu segundo guru filosófico depois de Wood Allen) mas, nem por isso consigo reavivar a minha fogueira santa! Também, com o que se noticia atualmente sobre a Igreja de Pedro, nem precisamos ler ou reler uma linha sequer do bom e velho Jean-Paul para conservar o nosso espírito crítico bem afastado das abrasadoras chamas da obediência e da mansidão! É por isto que admiro pessoas como a estudante de filosofia Christiane, dona do blogue Filosofia, entre outros (consulte os seguidores deste espaço movediço logo ali ao lado). Filosofia e fé, inacreditável, como se fossem dois imensos e poderosos predadores convivendo pacificamente (!) numa jaula de dois metros por dois. Pós-modernidade?! Sinal dos tempos?! Ingenuidade?! Que nada: inteligência emocional e criatividade. Gostei da linda lição de flexibilidade Christiane! por ANDRÉ FERRER em maio de 2010.

This entry was posted on sexta-feira at 18:14 . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

2 OPINIÕES DE LEITORES

Vc está convidado a ler matéria em meu blog sobre como deve ser uma pessoa ideal, conforme Aristóteles e Nietzsche formularam. Como é o ser humano atual comparado com a formulação de cada um dos filósofos? Vc se encaixa nas formulações? Ler em: www.valdecyalves.blogspot.com

8 de junho de 2010 às 10:24

Puxa André Obrigada!!!

Acredita que vi hoje este seu post!

Fiquei emocionada.

A inteligência deve estar a serviço da verdade, coerência e da vida. E não há nada que eu não compreenda do fundo do meu coração.

Grande abraço!
Christiane.

7 de setembro de 2010 às 21:01

Postar um comentário